Quem sou eu

Minha foto
Advogada, Professora, Especialista em Direito Administrativo; Direito Previdenciário; Pedagogia Escolar: supervisão e orientação; Metodologia da Ciência; Metodologia do Ensino Superior e Direito Educacional. Representante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa no Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI PR, integrante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa – FPPII, Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná e Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - ,seção Paraná,. Estudiosa do Envelhecimento, Longevidade e dos Direitos inerentes à Pessoa Idosa. E-mail: adv.rosangela.s@gmail.com

27 agosto 2018

HOJE VOCÊ NÃO É NADA


Nem tudo é eterno e de um momento para outro situações e sentimentos transformam-se. Num instante tudo pode mudar. A felicidade pode dar lugar a tristeza deixando a solidão entrar de mansinho e tomar o  espaço dos sonhos.  Quando isso acontece, para sofrer menos, é aconselhável procurar não lembrar do passado. Mas como isso é possível?

Deixar de pensar nos momentos juntos é cair na realidade reconhecendo que o que restou foi a tristeza de ficar só. É acordar de um sonho e saber que ele foi como chegou, sem anunciar.

Assim, momentaneamente nasce a certeza de estar só. Busca-se interiormente explicações na tentativa de descobrir o que você fez para que momentos maravilhosos desaparecessem dando lugar ao desinteresse e ao inevitável adeus.

A principio a vida fica escura e sem sentido, entretanto, aos poucos a luz volta e outras pessoas surgem. Aquele espaço que era de alguém "inesquecível" é tomado por outra pessoa. Mas, até que isto ocorra, as lembranças  machucam e imagens do passado misturam-se com recordações de momentos felizes  derrubando as barreiras do não querer e fazendo com que a esperança renasça no ventre da desilusão.

O sofrimento da perda é sentida, mas aos poucos quem representava o todo na vida de alguém transforma-se em parte e essa em outra e outra e, assim sucessivamente, até que a saudade diminui transformando o relacionamento numa lembrança do passado.

Agora numa visão despida da cegueira do amor, aquele modelo de perfeição apresenta todos os  defeitos e pecados. Os atos injustos e inescrupulosos afloram e fazem com que surja a certeza de que não vale viver um segundo ao lado de uma mentira, de um protótipo. Sob esse viés, recordar dessa pessoa é sentir arrependimento por haver dividido o melhor de si com quem jamais quis ser verdadeiro.

O processo é lento e árduo, mas a verdade aos poucos vai sendo revelada. A farsa é desvendada e você compreende a diferença que separa o amor do interesse e da verdade para a falsidade. Assim, sofrendo e superando você renasce mais forte tendo a certeza de que hoje é mais feliz do que imaginava ser, pois seu caráter norteia suas ações enquanto a falta de virtude transformou alguém que era o todo na sua vida em um nada.




QUANDO NÃO VALE A PENA INSISTIR

Há coisas difíceis de serem conquistadas na vida e por mais que empenhamos nosso esforço, nossa esperança, mesmo assim permanecem inatingíveis.

Às vezes isso significa apenas que devemos insistir um pouco mais e até redobrar o esforço, pois o que queremos, por ser algo especial, deve exigir  o máximo de nossa disposição, o limite de nossa energia - e aí qualquer esforço se justifica, toda dedicação vale a pena.

No entanto, uma dificuldade excessiva e absurda pode significar momento de mudança e/ou da busca por um novo caminho. Escolhas inteligentes exigem bom senso. Não é fácil desistir de sonhos e/ou de pessoas, mas insistir em algo impossível é perpetuar o sofrimento da esperança por algo inatingível.

Sempre haverá  pessoas para as quais qualquer sacrifício vale a pena. Mas, às vezes, perdemos nosso tempo sem retribuição. Oferecer o melhor de nós em troca de um momento de atenção é prova da ausência de amor próprio. Deixar essas pessoas no passado é um aprendizado doloroso, porém inevitável.

Nem tudo na vida é justo. Frente a isso, imprescindível analisar situações e pessoas que fazem parte do nosso convívio diário, porque  a felicidade pode estar ao nosso lado e por uma obsessão deixamos de ir ao encontro de quem realmente pretende ser o nosso presente e futuro.