Quem sou eu

Minha foto
Advogada, Professora, Especialista em Direito Administrativo; Direito Previdenciário; Pedagogia Escolar: supervisão e orientação; Metodologia da Ciência; Metodologia do Ensino Superior e Direito Educacional. Representante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa no Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI PR, integrante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa – FPPII, Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná e Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - ,seção Paraná,. Estudiosa do Envelhecimento, Longevidade e dos Direitos inerentes à Pessoa Idosa. E-mail: adv.rosangela.s@gmail.com

14 novembro 2018



Chegaste
Senti na minha boca um: te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo

Necessitava um amor sincero 

E agora que eu conheço os caminhos
Que me levam pros seus braços
Agora que o silêncio
É uma carícia que a felicidade traz
Você e o seu sorriso iluminam minha vida e meus espaços
E chega me dizendo num sorriso
Não me deixe nunca mais

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

"Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar
Subentendido"


05 novembro 2018

Eu não sou uma cor, eu sou humana!!!


Eu não sou uma cor, eu sou humana!!!

Por que você se julga superior a mim? O que te faz diferente de mim?
Eu também tenho sonhos e esperanças. Sou igual a você, tenho sentimentos.
Eu não sou uma cor, eu sou um ser humano assim como você, sofro e choro.
Por que precisa ser assim? Por que nossas cores não podem andar juntas? Eu não quero andar só. Eu desejo uma vida cheia de alegria e cores.  Por que você age assim? Você não nota que me faz sofrer? Todas as cores tem direitos, sentimentos, belezas e defeitos. Por que só eu preciso mudar para ser igual a você? Você consegue me ver como eu sou além dessa tarja imputada a minha pessoa?
Por que eu não posso discordar de você? Por que eu sou apenas uma cor para você? Qual é o perigo que eu represento ao defender as minhas opiniões, os meus conceitos e a minha forma de vivenciar a realidade?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Quero amar e ser amada. Quero andar pelas ruas de cabeça erguida sem ser apontada como diferente. Eu quero ter o direito de pensar diferente e ser respeitada por isso. Eu quero que a minha dignidade humana tenha o mesmo valor que a sua. Que sejamos irmãos fraternos envoltos numa amizade de respeito e carinho.
O que eu sou para você? Um ser humano ou um fragmento de uma aquarela em um único tom? O que represento para você? Apenas uma cor?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Você não entende que cada um de nós tem o direito de ser uma cor, mas que unidos somos um conjunto de cores e essa união representa o respeito a diversidade humana. Você me julga porque a sua cor brilha mais que a minha?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Por que é que eu preciso ser igual a você para ter a sua atenção, o seu respeito, a sua amizade?
O que me faz tão diferente daqueles que pensam e agem como você? É nas diferenças que nos tornamos seres humanos únicos e comprometidos coletivamente. A pluralidade de ideias constrói e alimenta os debates e, é no agrupamento que evoluímos como pessoa. Já imaginou se todos fossem iguais a você?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Penso diferente, mas também tenho sentimento que faz com que eu sofra pela sua indiferença. Por que você não  respeita as minhas escolhas como eu  respeito as suas? Por que você agride com palavras? Por que tudo precisa girar ao redor da disputa e do ódio? Por que as contradições precisam chegar aos extremos? Por que o ser humano perdeu a capacidade de dialogar? Por que você não me aceita como eu sou? Pare de me julgar e classificar. Eu só quero o seu carinho, a sua amizade. Você não compreende que estou sofrendo com suas ações? Essa situação me arrasa porque sou sentimental e só clamo para ser respeitada.
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Sou formada da mesma matéria que você. Veja, estou sofrendo pela sua indiferença discriminatória e excludente. Por que eu preciso ser ignorada e eliminada? Que perigo eu represento? Por que me julga apenas por uma cor vazia, fria e sem sentimento se eu só suplico respeito?
Mesmo com o coração partido, com os sentimentos esfarelados e magoada, eu te peço, olha para mim, para dentro do meu olhar e sinta o desespero que se encontra a minha alma, ela implora para que você me veja como uma pessoa provida de sentimentos, porque eu não sou uma cor, eu sou humana!!!
Rosangela Schmidt

27 agosto 2018

HOJE VOCÊ NÃO É NADA


Nem tudo é eterno e de um momento para outro situações e sentimentos transformam-se. Num instante tudo pode mudar. A felicidade pode dar lugar a tristeza deixando a solidão entrar de mansinho e tomar o  espaço dos sonhos.  Quando isso acontece, para sofrer menos, é aconselhável procurar não lembrar do passado. Mas como isso é possível?

Deixar de pensar nos momentos juntos é cair na realidade reconhecendo que o que restou foi a tristeza de ficar só. É acordar de um sonho e saber que ele foi como chegou, sem anunciar.

Assim, momentaneamente nasce a certeza de estar só. Busca-se interiormente explicações na tentativa de descobrir o que você fez para que momentos maravilhosos desaparecessem dando lugar ao desinteresse e ao inevitável adeus.

A principio a vida fica escura e sem sentido, entretanto, aos poucos a luz volta e outras pessoas surgem. Aquele espaço que era de alguém "inesquecível" é tomado por outra pessoa. Mas, até que isto ocorra, as lembranças  machucam e imagens do passado misturam-se com recordações de momentos felizes  derrubando as barreiras do não querer e fazendo com que a esperança renasça no ventre da desilusão.

O sofrimento da perda é sentida, mas aos poucos quem representava o todo na vida de alguém transforma-se em parte e essa em outra e outra e, assim sucessivamente, até que a saudade diminui transformando o relacionamento numa lembrança do passado.

Agora numa visão despida da cegueira do amor, aquele modelo de perfeição apresenta todos os  defeitos e pecados. Os atos injustos e inescrupulosos afloram e fazem com que surja a certeza de que não vale viver um segundo ao lado de uma mentira, de um protótipo. Sob esse viés, recordar dessa pessoa é sentir arrependimento por haver dividido o melhor de si com quem jamais quis ser verdadeiro.

O processo é lento e árduo, mas a verdade aos poucos vai sendo revelada. A farsa é desvendada e você compreende a diferença que separa o amor do interesse e da verdade para a falsidade. Assim, sofrendo e superando você renasce mais forte tendo a certeza de que hoje é mais feliz do que imaginava ser, pois seu caráter norteia suas ações enquanto a falta de virtude transformou alguém que era o todo na sua vida em um nada.




QUANDO NÃO VALE A PENA INSISTIR

Há coisas difíceis de serem conquistadas na vida e por mais que empenhamos nosso esforço, nossa esperança, mesmo assim permanecem inatingíveis.

Às vezes isso significa apenas que devemos insistir um pouco mais e até redobrar o esforço, pois o que queremos, por ser algo especial, deve exigir  o máximo de nossa disposição, o limite de nossa energia - e aí qualquer esforço se justifica, toda dedicação vale a pena.

No entanto, uma dificuldade excessiva e absurda pode significar momento de mudança e/ou da busca por um novo caminho. Escolhas inteligentes exigem bom senso. Não é fácil desistir de sonhos e/ou de pessoas, mas insistir em algo impossível é perpetuar o sofrimento da esperança por algo inatingível.

Sempre haverá  pessoas para as quais qualquer sacrifício vale a pena. Mas, às vezes, perdemos nosso tempo sem retribuição. Oferecer o melhor de nós em troca de um momento de atenção é prova da ausência de amor próprio. Deixar essas pessoas no passado é um aprendizado doloroso, porém inevitável.

Nem tudo na vida é justo. Frente a isso, imprescindível analisar situações e pessoas que fazem parte do nosso convívio diário, porque  a felicidade pode estar ao nosso lado e por uma obsessão deixamos de ir ao encontro de quem realmente pretende ser o nosso presente e futuro.