Quem sou eu

Minha foto
Advogada, Professora, Especialista em Direito Administrativo; Direito Previdenciário; Pedagogia Escolar: supervisão e orientação; Metodologia da Ciência; Metodologia do Ensino Superior e Direito Educacional. Representante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa no Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI PR, integrante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa – FPPII, Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná e Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - ,seção Paraná,. Estudiosa do Envelhecimento, Longevidade e dos Direitos inerentes à Pessoa Idosa. E-mail: adv.rosangela.s@gmail.com

05 novembro 2018

Eu não sou uma cor, eu sou humana!!!


Eu não sou uma cor, eu sou humana!!!

Por que você se julga superior a mim? O que te faz diferente de mim?
Eu também tenho sonhos e esperanças. Sou igual a você, tenho sentimentos.
Eu não sou uma cor, eu sou um ser humano assim como você, sofro e choro.
Por que precisa ser assim? Por que nossas cores não podem andar juntas? Eu não quero andar só. Eu desejo uma vida cheia de alegria e cores.  Por que você age assim? Você não nota que me faz sofrer? Todas as cores tem direitos, sentimentos, belezas e defeitos. Por que só eu preciso mudar para ser igual a você? Você consegue me ver como eu sou além dessa tarja imputada a minha pessoa?
Por que eu não posso discordar de você? Por que eu sou apenas uma cor para você? Qual é o perigo que eu represento ao defender as minhas opiniões, os meus conceitos e a minha forma de vivenciar a realidade?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Quero amar e ser amada. Quero andar pelas ruas de cabeça erguida sem ser apontada como diferente. Eu quero ter o direito de pensar diferente e ser respeitada por isso. Eu quero que a minha dignidade humana tenha o mesmo valor que a sua. Que sejamos irmãos fraternos envoltos numa amizade de respeito e carinho.
O que eu sou para você? Um ser humano ou um fragmento de uma aquarela em um único tom? O que represento para você? Apenas uma cor?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Você não entende que cada um de nós tem o direito de ser uma cor, mas que unidos somos um conjunto de cores e essa união representa o respeito a diversidade humana. Você me julga porque a sua cor brilha mais que a minha?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Por que é que eu preciso ser igual a você para ter a sua atenção, o seu respeito, a sua amizade?
O que me faz tão diferente daqueles que pensam e agem como você? É nas diferenças que nos tornamos seres humanos únicos e comprometidos coletivamente. A pluralidade de ideias constrói e alimenta os debates e, é no agrupamento que evoluímos como pessoa. Já imaginou se todos fossem iguais a você?
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Penso diferente, mas também tenho sentimento que faz com que eu sofra pela sua indiferença. Por que você não  respeita as minhas escolhas como eu  respeito as suas? Por que você agride com palavras? Por que tudo precisa girar ao redor da disputa e do ódio? Por que as contradições precisam chegar aos extremos? Por que o ser humano perdeu a capacidade de dialogar? Por que você não me aceita como eu sou? Pare de me julgar e classificar. Eu só quero o seu carinho, a sua amizade. Você não compreende que estou sofrendo com suas ações? Essa situação me arrasa porque sou sentimental e só clamo para ser respeitada.
Eu não sou uma cor, eu sou humana!!! Sou formada da mesma matéria que você. Veja, estou sofrendo pela sua indiferença discriminatória e excludente. Por que eu preciso ser ignorada e eliminada? Que perigo eu represento? Por que me julga apenas por uma cor vazia, fria e sem sentimento se eu só suplico respeito?
Mesmo com o coração partido, com os sentimentos esfarelados e magoada, eu te peço, olha para mim, para dentro do meu olhar e sinta o desespero que se encontra a minha alma, ela implora para que você me veja como uma pessoa provida de sentimentos, porque eu não sou uma cor, eu sou humana!!!
Rosangela Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário