Quem sou eu

Minha foto
Advogada, Professora, Especialista em Direito Administrativo; Direito Previdenciário; Pedagogia Escolar: supervisão e orientação; Metodologia da Ciência; Metodologia do Ensino Superior e Direito Educacional. Representante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa no Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI PR, integrante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa – FPPII, Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná e Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - ,seção Paraná,. Estudiosa do Envelhecimento, Longevidade e dos Direitos inerentes à Pessoa Idosa. E-mail: adv.rosangela.s@gmail.com

20 maio 2012


TENDÊNCIAS CLÁSSICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Rosangela Schmidt


Uma tendência educativa origina-se de um processo movido pela busca de uma educação com qualidade do ensino, que atenda às necessidades tanto de fatores relacionados ao interesse de socialização do conhecimento matemático, bem como de condições impostas por relações com o contexto político e econômico e das finalidades que o professor atribui ao Ensino da Matemática, observando o mundo e a sociedade. De acordo com Fiorentini (1995, p.2) “quando tentamos identificar diferentes tendências pedagógicas que buscam a melhoria no Ensino da Matemática, percebemos que a questão que se apresenta não é tão simples”.
A partir da década de 50, por ser um momento significativo do processo de democratização da oportunidade de acesso à escola para a maioria da população em idade escolar, surgem as primeiras manifestações do movimento da Matemática Moderna nos meios escolares, estando esta, subordinada ao processo de reflexão que surgia em todos os países do mundo.
Com as perspectivas de mudanças no ensino da Matemática manifestando-se nos meios educacionais intrínsecos a movimentos pedagógicos de cada momento histórico, com relações profundas, permeado por questões sociopolítico e econômico, Fiorentini (1995), nesse sentido, por meio de seus estudos, destaca as seguintes tendências no Ensino Fundamental: a formalista clássica, a empírico-ativista, a formalista moderna, a tecnicista e suas variações, a construtivista, a socioetnoculturalista, a histórico-crítica e a sociointeracionista-semântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário