Quem sou eu

Minha foto
Advogada, Professora, Especialista em Direito Administrativo; Direito Previdenciário; Pedagogia Escolar: supervisão e orientação; Metodologia da Ciência; Metodologia do Ensino Superior e Direito Educacional. Representante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa no Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI PR, integrante do Fórum Paranaense da Pessoa Idosa – FPPII, Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná e Membro Efetivo da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - ,seção Paraná,. Estudiosa do Envelhecimento, Longevidade e dos Direitos inerentes à Pessoa Idosa. E-mail: adv.rosangela.s@gmail.com

20 maio 2012

DISSERTAÇÃO.....




Tema: O papel da disciplina de Didática na formação do professor

A disciplina de Didática contribuí no desempenho profissional do professor, baseada na realidade existente, levando o professor a reflexão de seus métodos, aprofundando seus conhecimentos e construindo saberes pedagógicos, confrontando teoria e prática, trocando experiências e práticas da mesma forma que interage com os alunos. No processo de compreensão orienta o ensino por meio de assuntos inerentes. A essência dessa disciplina é constituída por quatro temas fundamentais: objetivos educacionais, conhecimentos (conteúdo), metodologia de ensino e avaliação.

Antes de propor uma nova concepção e novos objetivos para o sistema educacional vigente, devem-se conhecer as concepções e os objetivos do sistema de ensino do momento. O sistema de ensino tal como existe hoje é em grande parte produto de forças históricas, econômicas e sociais que nem sempre operaram de modo consciente. O sistema atual de ensino é aquele em que a sociedade em seu conjunto exige. Para entender porque ele é assim e não diferente, deve-se compreender os fatos ao longo da história, sendo capazes de entender alguns aspectos, que em determinado momento poderá ser talvez um problema da Didática, e/ou problema de psicologia do aprendizado, e/ou ser uma questão fundamentalmente filosófico e/ou de qualquer outra disciplina técnica pedagógica.

Comentário da autora: Procurar compreender a maneira como o aluno aprende tornou-se um desafio instigante. Durante muito tempo presenciando mudanças de atitudes nos jovens do ensino fundamental, médio e superior, precebe-se a necessidade de mudanças metodológicas por parte do professor, procurando atingir o interesse de seus educandos. Fazer com que os estudantes contemporâneos assimilem os conteúdos utilizando métodos do ensino tradicional, em que a repetição foi de muita serventia, se tornou insuficiente. É necessário que o professor acompanhe os avanços tecnológicos e que os utilize em sala de aula e, dessa forma, busque integrar a realidade com os conteúdos de sua disciplina. Para tanto, se faz necessário que o docente domine a sua área de conhecimento bem como a relação existente entre ela e as outras áreas do conhecimento, procurando abordar de maneira ampla o conteúdo que transmite ao aluno, não esquecendo de que a abordagem deve provocar nos estudantes curiosidade, desmedindo o conhecimento, desmistificando fatos, apresentando novas visões de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário